Saúde Mental

A “Organização Mundial de Saúde” (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Ou seja, não basta apenas não apresentar algum sintoma ou afecção física para garantir a saúde. A saúde mental e a saúde física são duas vertentes fundamentais e indissociáveis da saúde.

 

O QUE É SAÚDE MENTAL?

 

Saúde mental é um estado de bem-estar em que o indivíduo tem percepção do seu potencial, consegue lidar com o stress do dia-a-dia, trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade. Para garantir a saúde mental é necessário que o indivíduo sinta-se bem com ele mesmo e na relação com os outros, ser capaz de lidar positivamente com as adversidades, ter confiança em si e não temer o futuro.

 

Mente sã em corpo são!
 

A doença mental inclui perturbações e desequilíbrios mentais, disfuncionamentos associados à angústia, sintomas e doenças mentais diagnosticáveis, por exemplo, a depressão, a esquizofrenia, o TOC, dentre outros. As doenças mentais são capazes de interferir na saúde física, emocional, na produtividade e nos relacionamentos interpessoais de uma pessoa. Desta forma, identificar os sintomas e a necessidade de ajuda é um grande passo para um tratamento adequado.

 

Para a evolução favorável e o reestabelecimento do equilíbrio biopsicossocial é fundamental buscar a ajuda de um profissional capacitado. No intuito de facilitar o conhecimento e a compreensão sobre os principais transtornos, eles estão descritos de forma resumida e de fácil compreensão.

 

Distúrbio do déficit de atenção ou TDAH em crianças e adolescentes

Distúrbio do déficit de atenção (TDA) ou TDAH em adultos

Transtorno obsessivo-compulsivo infantil

Transtorno de ansiedade de separação

Transtorno do stress pós-traumático

Transtorno obsessivo-compulsivo

Transtorno bipolar do humor

Transtornos alimentares

Dependência química

Síndrome do pânico

Depressão infantil

Depressão adulto

Esquizofrenia

Distimia

Stress

Fobia